Chico Rodrigues lamenta situação de maternidade em Boa Vista

Da Rádio Senado | 28/05/2019, 16h44

No Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e no Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorado nesta segunda-feira (28), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) lamentou, em Plenário, a situação da maternidade Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista.

O parlamentar destacou que a instituição, construída há 40 anos, é a única maternidade pública de Roraima e já não consegue oferecer atendimento adequado em uma cidade com 400 mil habitantes, número cinco vezes maior que há quatro décadas.

O parlamentar lembrou que, naquela época, a maternidade tinha capacidade para realizar 20 partos ao dia, mas hoje são 40. Dos mil e duzentos partos mensais, 40% são de gestantes venezuelanas, observou o senador.

— Essa semana, procuraremos o ministro da Saúde, [Luiz Henrique] Mandetta, que tem consciência, que é médico, é especialista, tem uma capacidade de gestão muito grande e haverá de compreender a necessidade urgente de que nós, na pior das hipóteses — porque a construção de uma nova unidade vai demorar meses e, talvez, até anos —, possamos, através de hospitais de campanha, que já existem em nosso estado para abrigar, na fronteira, venezuelanos, fazer um braço com esses hospitais do Exército para descomprimir aquele hospital que está parecendo um Vietnã — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)