Subcomissão permanente sobre esporte será instalada na quarta-feira

Da Redação | 24/05/2019, 11h49

Está marcada para quarta-feira (29) a primeira sessão para instalação e eleição de presidente e vice-presidente da Subcomissão Permanente sobre Esporte, Educação Física e Formação de Categorias de Base. O colegiado é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes.

A criação da subcomissão foi proposta pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em fevereiro deste ano. Na ocasião, a senadora destacou a importância de conectar políticas públicas relacionadas ao esporte a políticas nas áreas da educação, saúde e cultura para a promoção, desenvolvimento e inclusão social de crianças, jovens e responsáveis.

— Venho do esporte e sei os valores que ele proporciona para a formação de um ser humano. Agregado à força maior, que é a educação, torna-se algo transformador. Falo o mesmo em relação à cultura. Acredito que o Brasil precisa rever a Política Nacional do Esporte que está em vigor. Principalmente no que tange às suas conexões com a educação, a cultura e a saúde. Neste último caso, o esporte também pode melhorar bastante a qualidade de vida da população idosa — pontuou.

O colegiado será responsável, por exemplo, por fiscalizar as condições das categorias de base das diversas modalidades esportivas, com o intuito de evitar tragédias como a ocorrida em fevereiro deste ano no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, que matou 10 adolescentes.

Leila Barros lembrou também a magnitude econômica alcançada pelo esporte no cenário mundial. A senadora ressaltou que a atividade tem influência direta no turismo, no entretenimento e em setores ligados à prestação de serviços, além de afirmar valores exigidos socialmente, como a capacidade de resiliência e superação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)