Plenário comemora 30 anos de fundação de Palmas com sessão especial

Da Redação | 23/05/2019, 18h04

O Senado promoveu nesta quinta-feira (23) sessão especial para comemorar os 30 anos de fundação de Palmas, capital do Tocantins. A cidade, conhecida como “a caçula das capitais”, fez aniversário no último dia 20 de maio.

Maior cidade do estado e uma das cinco capitais brasileiras planejadas, Palmas foi fundada em 1989, logo após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), autor do requerimento de homenagem, destacou a importância da união política que levou à criação do Tocantins e de sua capital

— Palmas continua sinalizando que nós só temos um caminho: a união pelo desenvolvimento, pela qualidade de vida do nosso povo. Palmas é a capital da tolerância. Palmas é a capital da convivência. Palmas é a capital dos maranhenses, representando todos os povos brasileiros que fizeram daquela cidade uma super capital.

Eduardo Gomes agradeceu a presença de todos os ex-prefeitos e demais políticos na sessão que contribuíram para a formação do estado e para o desenvolvimento da cidade. Em especial, ao primeiro governador do estado, Siqueira Campos.

— Esta sessão é uma homenagem a todos os pioneiros, é uma homenagem à coragem do governador Siqueira Campos. Brincava eu com o governador Siqueira Campos, esses dias, dizendo: governador, o Ratinho quer falar com o senhor, porque saiu o DNA e o senhor é o pai de Palmas. Foi da sua mão o decreto.

Presente na sessão, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, agradeceu o envolvimento do Congresso Nacional no desenvolvimento da cidade, seja pela criação do estado de Tocantins, seja pelos recursos que as bancadas tocantinenses no Legislativo federal conseguem para o município. E aproveitou para pedir a revisão do pacto federativo, com maior distribuição de recursos entre estados e municípios.

— Esse é o pedido maior que Palmas faz a todo o Brasil. Vamos retribuir com muito crescimento, exibindo assim uma invejável qualidade de vida e um celeiro de oportunidades de negócios que se multiplicam a cada ano. Uma cidade que atinge a população de 300 mil habitantes em apenas 30 anos, em pleno cerrado brasileiro, onde não havia absolutamente nada, na isolada margem do Rio Tocantins, merece um olhar mais atento de todo o Brasil.

Sem analfabetismo

Mais jovem senador na Casa, Irajá (PSD-TO) ressaltou aspectos importantes da capital, entre eles a qualidade da educação oferecida na cidade.

— Palmas recebeu o selo de Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação, e integra a relação dos poucos mais de 200 municípios brasileiros, dos quase 5.500 que temos no país, em que mais de 96% da população adulta é alfabetizada. Soma-se a isso o fato de Palmas ter sido a segunda capital brasileira mais bem colocada nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) publicados no ano passado. Os dados revelam que a rede municipal de educação de Palmas é a melhor de toda a Região Norte do país — comemorou.

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é justa a homenagem a Palmas e aos parlamentares que têm defendido o progresso da cidade.

— São episódios como este que nos fazem compreender o significado das cidades brasileiras. Que esta sessão solene se espraia como uma homenagem às cidades brasileiras — completou.

A sessão solene contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Toinho Andrade, além dos deputados federais da bancada tocantinense, deputados estaduais e vereadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)