Izalci destaca visita a laboratório pioneiro em fonte de luz síncrotron no Brasil

Da Redação | 23/05/2019, 18h02

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou em Plenário, nesta quinta-feira (23), visita que fez ao superlaboratório Sirius, na cidade de Campinas (SP). Conforme o parlamentar, a unidade integra o campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, onde está instalado o Polo II de Alta Tecnologia, totalmente nacional. Ele informou que o centro é hoje o mais avançado e líder mundial em síncrotrons, superando até mesmo um similar inaugurado no ano passado, na Suécia. As fontes de luz síncrotron são máquinas extremamente sofisticadas que produzem radiação eletromagnética de amplo espectro e alto brilho, compreendendo o infravermelho, ultravioleta e os raios X.

Izalci explicou que a Sirius, é uma das primeiras fontes de luz síncrotron de quarta geração do mundo, planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção desse tipo de energia.

Essa máquina, segundo o senador, permite o desenvolvimento de pesquisas em praticamente qualquer área do conhecimento, com potencial de resolver grandes problemas da atualidade. O senador citou a importância da fonte de luz de síncrotron para o desenvolvimento de materiais e sistemas para células solares, células combustível e baterias, bem como nas pesquisas de novos materiais leves e eficientes, como plásticos, vidros e fibras, que podem ser utilizados em aviões, automóveis, motores e muitos outros componentes.

— São 200 empresas brasileiras e mil pesquisadores envolvidos nesse projeto, que já traz e trará descobertas, seja na criação de um medicamento, na extração do petróleo, na obtenção de energia ou no desenho de novos fertilizantes — comemorou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)