Kajuru destaca influência das redes sociais no debate político

Da Redação | 22/05/2019, 17h05

Em pronunciamento nesta quarta-feira (22), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) reconheceu o que chamou de fenômeno de participação dos cidadãos na vida política do país por meio das redes sociais. O parlamentar afirmou que a grande mídia, intelectuais e políticos precisam entender essa evolução na interatividade e facilidade de acesso à pesquisa e ao conhecimento por parte do cidadão e buscar participar ativamente. Para ele, muitos insistem em se colocar como figuras imunes ao contraditório, à diversidade de opiniões e à participação direta da sociedade nos temas que influenciam diretamente o seu dia a dia.

— Superar a separação entre quem manda e quem simplesmente obedece é um obstáculo que será removido por bem ou por mal, por um processo que avança em marcha irreversível para acabar com a pior das desigualdades, aquela que separa quem pensa de quem é obrigado a executar cegamente o que outros decidiram — disse.

Como sugestão para estimular a participação do cidadão nas discussões que acontecem no Senado, por meio da página na internet Portal e-Cidadania, Kajuru defendeu um projeto de resolução de autoria dele (PRS 36/2019) que estabelece regras para ampliar a interação de forma confiável. Entre as medidas, estão impedir a manipulação dos robôs e de milícias digitais com a implantação de cadastro confiável e de procedimentos auditáveis e dinamizar as ferramentas de participação, incorporando as dinâmicas popularizadas nas redes sociais.

— Temos a obrigação de mudar essa realidade e transformá-la [o Portal e-Cidadania] num verdadeiro centro da democracia digital interativa, que, diminuindo o abismo que separa representantes de representado, contribua para superar a crise de representação que ameaça tragar nossa democracia para o buraco negro da barbárie política que ronda a América Latina — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)