Humberto Costa defende revogação de decreto de armas

Da Redação | 22/05/2019, 19h15

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa a revogação do decreto legislativo que propõem novas regras para o porte de armas no país. Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (22), o senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu que o Congresso anule a medida do governo federal.

O senador comentou as alterações ao decreto publicadas hoje no Diário Oficial da União (DOU). Segundo ele, a decisão de desautorizar civis a portarem fuzis e a proibição de crianças a assistirem aulas de tiro, são frutos da pressão política e social, principalmente, exercida por mais da metade dos governadores do país. Na terça-feira (21), 14 governadores divulgaram uma carta aberta contra o decreto de armas.

— Essas alterações, no entanto, não nos atendem. Os produtores rurais seguem autorizados a portar fuzis, aumentando a tensão no campo. Os adolescentes estão habilitados a aulas de tiro. A entrada de armas nas aeronaves não foi regulada. Por isso, vamos seguir insistindo em derrubar, seja no Congresso, seja no STF, esses decretos ilegais — informou.

Campanha

Humberto Costa comentou sobre a mobilização nas redes sociais contrárias a ida do presidente Jair Bolsonaro à capital pernambucana para o encontro com governadores dos estados nordestinos, prevista para a próxima sexta-feira (24).

— Alguém que quer reduzir para R$ 400 o Benefício de Prestação Continuada, que quer alongar o tempo de atividade dos trabalhadores rurais, que quer elevar a idade de aposentadoria das mulheres, que não conhece a nossa realidade, que não nos tem qualquer consideração, por isso não é bem-vindo pelo povo à nossa região. Se quiser fazer algo pelo Nordeste, presidente, comece por nos respeitar — avisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)