CRE realiza audiência pública para debater a relação entre o Brasil e o Reino Unido

Da Redação | 22/05/2019, 17h32

Uma audiência pública para debater as perspectivas da atual relação entre o Brasil o Reino Unido e o distanciamento entre o povo e seus representantes nas democracias ocorrerá nesta quinta-feira (23), às 10h, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A reunião, que foi requerida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), terá com convidado Anthony Wynne Pereira, professor e diretor do King's Brazil Institute, um instituto da King’s College de Londres que efetua pesquisas no Brasil e promove a integração com estudantes brasileiros.

O Reino Unido, grupo composto pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, é um grande parceiro comercial do Brasil e uma das maiores potências do mundo. Somente em 2017 as trocas comerciais entre os países chegaram a US$ 5,15 bilhões e, em 2018, esse intercâmbio comercial cresceu 30%. No entanto, com a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), o futuro da relação entre os países é incerto.

A situação do Brexit ainda se encontra indefinida, visto que a saída da União Europeia deveria ter ocorrido em março, porém o acordo elaborado pela primeira-ministra Theresa May foi rejeitado pelo parlamento britânico três vezes. Agora, o Reino Unido tem até outubro para se decidir sobre seu vínculo com o bloco.

Grupo Parlamentar Brasil-Reino Unido

Em abril, a CRE aprovou a proposta do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a criação do grupo parlamentar Brasil-Reino Unido. O grupo tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.

“O Reino Unido se notabiliza por sua democracia parlamentar. Ademais, é reconhecido como berço da Revolução Industrial e se mantém entre as maiores economias do mundo”, ressalta o autor do projeto.

A proposta de criação do grupo (PRS 4/2019) foi encaminhada para análise do Plenário.

A audiência será realizada no Plenário nº 7, da Ala Senador Alexandre Costa, e contará com a possibilidade de participação popular através do Portal e-Cidadania, e do Alô Senado, no número 0800612211.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)