Para Humberto, governadores e população rejeitam decreto que facilita acesso à armas

Da Rádio Senado | 21/05/2019, 16h39

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou em Plenário, nesta terça-feira (21), que a maioria da população e mais da metade dos governadores do país rejeitam o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que facilita o acesso à posse e ao porte de armas. Ele lembrou que a bancada do PT no Senado já apresentou um projeto de decreto legislativo para barrar o decreto do presidente o que, na sua opinião, instaurou de forma ilegal um estatuto do armamento no Brasil.

O parlamentar petista manifestou repúdio ao anúncio da empresa de armamentos Taurus de que está apta a vender — após regulamento do decreto — fuzis do modelo T-4 a civis. Segundo informou o senador, essa arma, até então, só era utilizada por forças tática militares. Ele disse que o ato do governo pode permitir a entrada de pessoas armadas nos aviões comerciais, o que, além de colocar em risco a vida de todos os passageiros, pode motivar que companhias aéreas estrangeiras deixem de operar voos no Brasil, por motivos de segurança.

Humberto salientou que são de conhecimento geral os problemas provocados pela criminalidade, "os dramas das vidas perdidas, das famílias destruídas". Mas insistiu que autorizar o acesso de cidadãos a fuzis e a cinco mil munições por ano não é a solução para a criminalidade e a violência.

— Não será dessa maneira que vamos sair dessa calamidade social. Nós precisamos de políticas públicas sérias nessa área. As soluções para o enfrentamento da violência virão somente com uma coordenação efetiva entre a União, os estados e os municípios, que articule os esforços de todos para o combate à criminalidade — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)