Marcos Rogério defende incentivos para alavancar desenvolvimento da Região Norte

Da Redação | 21/05/2019, 21h12

Em discurso nesta terça-feira (21), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) defendeu uma condição fiscal diferenciada para Rondônia e os demais estados da Região Norte. Ele afirmou que uma futura reforma tributária deve levar em conta o mandamento constitucional de redução das desigualdades regionais e sociais do país.

Marcos Rogério disse que o estado de Rondônia vem crescendo devido ao agronegócio. Só este ano, acrescentou o senador, Rondônia já exportou US$ 500 milhões, principalmente em produtos como soja e carne bovina.

Embora com economia saudável, afirmou o senador, Rondônia ainda tem muitos empecilhos para seu desenvolvimento, como logística precária, alta carga tributária e elevada burocracia, que aumentam os preços dos produtos e reduzem a competitividade do estado.

O parlamentar disse esperar que a reforma tributária traga benefícios fiscais específicos para Rondônia e para a Região Norte. E afirmou que Rondônia precisa de incentivos como os da Zona Franca de Manaus.

— Proporei na reforma condições tributárias diferenciadas para o estado de Rondônia e a região Norte, pois conheço as realidades locais e bem sei que a ausência de incentivos afasta muitos investidores que gostariam de estar lá fazendo seus investimentos e gerando emprego e renda. A concessão de benefícios substanciais para a região é vital para o crescimento econômico local e maior industrialização — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)