Grupo Parlamentar Brasil-China é instalado no Senado

Da Redação | 21/05/2019, 19h33

O Grupo Parlamentar Brasil-China, que até o momento conta com a participação de 37 senadores, foi instalado nesta terça-feira (21). Durante a primeira reunião, da qual participou a conselheira da Embaixada Chinesa, Qiao Yanfeng, e o embaixador Marco Farani, foi realizada a adesão de membros; a eleição e posse da diretoria do grupo; e a aprovação do seu estatuto.

Foram eleitos para a Comissão Diretora o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), como presidente; o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), como vice; o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), como segundo vice-presidente, o senador Marcos do Val (Cidadania-ES), como primeiro-secretário; o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), como segundo-secretário; o senador Irajá (PSD-TO), como terceiro-secretário e o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), como quarto-secretário.

Durante a sessão, os parlamentares ressaltaram a importância de se valorizar a relação entre o Brasil e a China, tanto no âmbito econômico quanto cultural e social. A Conselheira Qiao Yanfeng ressaltou a importância de se estreitar a relação entre as duas nações, assim como o embaixador brasileiro.

A diplomacia parlamentar é cada vez mais importante no mundo e é fundamental para um diálogo mais prolífico entre os países explicou Marco Farani.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) comentou que o Brasil tem muito a aprender com o país asiático, principalmente com relação ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida proporcionada aos cidadãos chineses.

—  Há uma preocupação muito grande com o desenvolvimento atrelado à educação das crianças no ensino público, esse é um exemplo de superação que o Brasil precisa aprender — comentou.

A importância do relacionamento comercial com a China foi abordada por diversos senadores, entre eles Zequinha Marinho (PSC-PA), que citou o potencial do aumento de exportações dos frigoríferos brasileiros para o país asiático.

O presidente do grupo parlamentar, senador Roberto Rocha, finalizou a sessão se pronunciando sobre a união entre duas nações que possuem desafios em comum.

— Poucas vezes eu vi uma instalação de um grupo parlamentar tão prestigiada. Essa é uma revelação de que o Brasil tem realmente com a China um irmão amigo; os dois estão entre os cinco maiores países do mundo e têm muitos desafios em comum. Nós temos aí o desafio de fazer com que essa frente parlamentar funcione aproximando esses dois países gigantes, que têm tamanhos gigantes, populações gigantes e desafios gigantes — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)