CE aprova comemoração do Dia Nacional do Museu em 18 de maio

Da Redação | 21/05/2019, 16h49

O dia 18 de maio poderá ser celebrado oficialmente como o Dia Nacional do Museu. A definição está no Projeto de Lei do Senado (PLS) 249/2018, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), aprovado nesta terça-feira (21) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Se não houver recurso para análise em Plenário, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

Com a proposta, a senadora pretende valorizar a preservação do patrimônio cultural brasileiro e estimular a realização de exposições e eventos que tenham como objetivo ampliar o público visitante de museus, memoriais e instituições de preservação da memória.

A autora também busca incentivar as entidades museológicas brasileiras a participarem, juntamente com as mais de 36 mil entidades em todo o mundo, de um projeto promovido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM): todos os anos, o ICOM lança um tema global para inspirar os museus a desenvolver projetos e exposições especiais no Dia Internacional do Museu, também comemorado em 18 de maio.

“O objetivo principal da data é ampliar a consciência global sobre a importância dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, desenvolvimento da empatia, cooperação e paz entre os povos”, justificou a senadora no texto do projeto.

Acessibilidade

O projeto também busca encorajar a União, estados e municípios a facilitar o transporte e o acesso a museus. Como resultado, espera-se atingir diferentes setores sociais e culturais e promover exibições que considerem as particularidades de cada museu e sua região.

O relator na Comissão de Educação, senador Zequinha Marinho (PSC-PA) ressaltou a importância de valorizar os espaços, que no Brasil ainda fazem parte da crença comum de que museu é lugar de “coisa velha”, o que causa distanciamento e baixa visitação. De acordo com pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto Ipsos para a Fecomércio do Rio de Janeiro, 92,5 % dos brasileiros não costuma ir a exposições de arte, informou o senador.

— Diante dessa realidade, todas as iniciativas que favoreçam a democratização do acesso a bens e espaços culturais devem ser incentivadas — defendeu o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)