É preciso aumentar reciclagem de lixo no Brasil, alerta Kajuru

Da Redação | 17/05/2019, 14h07

Nesta sexta-feira (17), em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) usou a tribuna do Plenário para fazer um alerta às autoridades sobre a situação do país no setor. O parlamentar destacou que Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem ainda é muito modesta no país.

Segundo um levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), citou o senador, o país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por brasileiro. A porcentagem desse lixo que vai para a reciclagem é de apenas 1,28%, alertou.

Para Kajuru, o único caminho para reduzir os impactos que o excesso de lixo descartado no meio ambiente causa no planeta é o investimento em reciclagem, que pode ainda ser um meio de geração de economia.

— O sistema atual de produção, uso e descarte de lixo no Brasil está arruinado, e é necessário mudar esse comportamento e debatermos isso aqui no Senado Federal — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)