É preciso se espelhar em modelos educacionais de sucesso, diz Marcos Rogério

Da Redação | 16/05/2019, 16h58

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) avaliou, nesta quinta-feira (16), em Plenário, modelos educacionais considerados de sucesso pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Para o parlamentar, é preciso encontrar o motivo pelo qual o Brasil não consegue alcançar resultados melhores e se espelhar em países bem avaliados nessa área, como Japão e Finlândia.

O parlamentar destacou que durante uma visita técnica à cidade de Toyota, no Japão, em março, testemunhou o funcionamento de escolas consideradas de referência. As diferenças com o Brasil vão desde a rotina do ensino à interação das crianças entre si e com seus professores. No entanto, o que mais chamou a atenção, disse o senador, foi que atividades aparentemente simples, como é o caso da limpeza da sala de aula, são feitas pelas crianças.

Já na Finlândia, o motivo do sucesso na área da educação está embasado na valorização do professor pela sociedade, avaliou Marcos Rogério. Segundo o senador, o salário do profissional é mediano, mesmo assim é mais difícil entrar em um curso de formação de professor do que numa faculdade de medicina.

— Não sou muito afeito a simplesmente colher exemplos externos e pretender aplicá-los no Brasil, porque nossas realidades, obviamente, são muito diferentes, mas, respeitadas as diferenças, alguns exemplos são muito bem-vindos, como nesses dois casos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)