Heinze celebra instalação de fábrica de sílica orgânica em Itaqui (RS)

Da Redação | 14/05/2019, 18h40

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) celebrou em Plenário, nesta terça-feira (14), a chegada da primeira fábrica produtora de sílica orgânica no país. Ele informou que o grupo Oryzasil se instalou na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, e após vários anos de pesquisa e investimento científico e tecnológico está utilizando como matéria-prima a casca de arroz na produção da sílica, produto amplamente utilizado na produção de pneus, borrachas até creme dental e tintas.

O parlamentar ressaltou que o município, juntamente com demais localidades daquela região como São Borja, Alegrete e Uruguaiana são produtoras de arroz e possuem grande capacidade para impulsionar ainda mais a geração de energia limpa, por meio da queima da casca do arroz, além do desenvolvimento tecnológico para produção da sílica.

Heinze reconheceu o trabalho desenvolvido pelo engenheiro catarinense, Marcus Vinícius Campos Souza, que segundo ele, foi responsável pelo desenvolvimento da pesquisa que gerou a produção da sílica orgânica.

— O que nós estamos vendo é a capacidade da tecnologia brasileira, de brasileiros como o engenheiro Marcus Vinícius Campos Souza, a quem quero cumprimentar pela invenção: hoje, temos patenteada a primeira sílica orgânica, porque ela sai da casca do arroz, da cinza da casca do arroz — parabenizou.

O senador ainda citou três indústrias que se beneficiam da produção de arroz em Itaqui, como a Camil, Josapar e Raroz, para que unam esforços no sentido de ampliar a produção de energia por meio da queima da casca de arroz e de sílica orgânica.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)