Alfredo Chaves, no Espírito Santo, pode ser a Capital Nacional do Inhame

Da Redação | 14/05/2019, 16h34

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (14) proposta que concede o título de Capital Nacional do Inhame ao município de Alfredo Chaves, no Espírito Santo. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 127/2018 segue para análise do Plenário.

A proposta é de autoria do deputado Lelo Coimbra (MDB-ES) que, em sua justificação, ressaltou a alta produtividade da variedade do inhame produzida na região e a sua importância no cenário nacional.

O inhame é um tubérculo oriundo da África e da Ásia que tem em sua composição as vitaminas A, B e C, além de amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibras. O produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O município é o maior produtor de inhame do país, com uma safra de 50 mil toneladas por ano.

Na CE, a matéria foi relatada pelo senador Marcos do Val (Cidadania-ES) que emitiu parecer favorável ao destacar que a produção também está inserida na vida cultural da região. “Anualmente, o município promove a Festa do Inhame. Durante o evento, há atividades como a Missa da Colheita com participação das comunidades vizinhas, exposição e comercialização de inhame e produtos típicos, almoço típico, shows de calouros, sorteios e premiações, shows de forró, entre outras atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame”, narrou o senador capixaba.

Requerimentos

A CE ainda aprovou requerimentos para realização de audiências públicas. Um dos debates foi proposto pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), que, está preocupado com o impacto do contingenciamento de recursos na área de educação e o seu impacto no processo de implantação de universidades recém-criadas como a Universidade Federal de Rondonópolis (MT) e a Universidade Federal de Catalão (GO). Ele quer ouvir representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Economia sobre a questão.

Também foi aprovado, entre outros, pedido do senador Styvenson Valentim (Rede-RN) para debater a instituição do Dia Nacional de Segurança de Barragens. Serão convidados representantes da Fundação SOS Mata Atlântica, do Greenpeace Brasil e do Movimento dos Atingidos por Barrgaens (MAB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)