‘Parlamento Digital e Democracia’ é tema de seminário promovido por Senado e Câmara

Da Comunicação Interna | 13/05/2019, 19h06

Parlamento Digital e Democracia é o tema do seminário que o Senado Federal e a Câmara dos Deputados vão oferecer nesta terça-feira (14), como atividade do Pré-Congresso do 8º Compolítica, que será realizado de quarta a sexta-feira (15 a 17 de maio) na Universidade de Brasília (UnB), com o tema central Política e Comunicação Pós-Eleições no Brasil.

O evento realizado no Congresso Nacional vai reunir pesquisadores brasileiros e especialistas de diversos centros e universidades, todos membros da rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Eles vão discutir, em duas mesas, questões relativas à participação e internet; representação e mídias sociais; transparência digital, accountability e Parlamento aberto.

As inscrições estão encerradas, mas as duas Casas irão transmitir o evento online. Pela manhã, o evento ocorre no Senado Federal e pode ser acompanhado pelo Portal e-Cidadania. À tarde, na Câmara dos Deputados, e a transmissão será pelo YouTube.

Veja a programação do pré-congresso
14 de maio 9h às 12h - Mesa 1: Parlamento digital, Transparência e Acesso à informação pública.
Palestrantes: Carlos Locatelli (UFSC), Sérgio Braga (UFPR), Sivaldo Pereira da Silva (UnB)
Mediador: Marcos Ruben de Oliveira (Sec. Transparência/Senado)
14h às 16h - Mesa 2: Parlamento digital, Comunicação e engajamento político.
Palestrantes: Cristiano Ferri (Cefor), Cristiane Brum (Cefor) e Maria Helena Weber (UFRGS).
Mediador: Antônio Barros (Cefor)

Compolítica

O principal objetivo do 8º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica8) é promover debates, trocas de experiências e reflexão acadêmica entre pesquisadores, redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, a partir da produção desenvolvida no âmbito dos programas de pós-graduação das Ciências Sociais e Humanas, especificamente, da Ciência Política e da Comunicação. Neste sentido, a promoção da interlocução interdisciplinar entre pesquisadores e a divulgação do conhecimento teórico-metodológico e empírico da área é a grande meta do evento.

Em 2019, o Congresso da Compolítica, com o Política e Comunicação Pós-Eleições no Brasil, diante do cenário pós-eleitoral de 2018, debaterá qual Brasil surge das urnas. Os impactos do novo contexto político e o papel de novos e velhos atores nos rumos da democracia brasileira, as novas agendas de pesquisa na área de Comunicação e Política, entre outros temas relevantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)