Paulo Guedes deveria deixar de perseguir Zona Franca de Manaus, diz Plínio

Da Rádio Senado | 09/05/2019, 14h25

Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deveria deixar de perseguir a Zona Franca de Manaus e atuar na melhoria da gestão pública para acabar com o rombo nas contas governamentais.

O senador lembrou que a renúncia fiscal praticada no Polo de Manaus representa R$ 24 bilhões, ao passo que, de acordo com dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), R$ 68 bilhões ao ano são gastos de forma ineficiente pelo governo federal.

Além de criticar o que chamou de perseguição à Zona Franca de Manaus, Plínio lamentou que o ministro tenha concentrado esforços apenas para conseguir aprovar a reforma da Previdência. Ele avaliou que não será apenas a mudança nas regras das aposentadorias a solução para todos os problemas do país. Para o senador, o governo deveria trabalhar no sentido de tornar os gastos públicos mais eficientes.

— Há ineficiência na alocação de recursos públicos, e aí vão universidades, na forma da execução de programas e projetos, compras governamentais, gestão do funcionalismo público e das transferências de recursos. Então, se o presidente, se a máquina se detiver a fazer um plano para a eficiência na gestão dos gastos, vai ter dinheiro — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)