Grupo parlamentar Brasil-Israel e Frente de Apoio à Família Militar estão na pauta da CRE

Da Redação | 08/05/2019, 13h05

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) tem reunião deliberativa agendada para esta quinta-feira (9), às 10h. Há oito itens na pauta. Entre eles, o Projeto de Decreto Legislativo 57/2019, que aprova o texto do Acordo de Previdência Social assinado entre Brasil e Suíça, assinado em 2014. O relator, senador Jaques Wagner (PT-BA), é favorável ao texto.

Também está na pauta o Projeto de Resolução do Senado 5/2019, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Israel. De autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), a proposição tem voto favorável da relatora, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

O terceiro item a ser discutido é o Projeto de Resolução do Senado 9/2019, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que cria a Frente Parlamentar de Apoio à Família Militar. O relatório, do senador Marcos do Val (Cidadania–ES), é pela aprovação, com uma emenda apresentada.

Requerimentos

Os senadores também devem votar três requerimentos de avaliação de política pública e um para a realização de audiência pública. De autoria da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), o primeiro requerimento pede que a CRE avalie a política brasileira de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no exercício de 2019.

O segundo requerimento, do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), solicita a análise da integração física e logística na América do Sul, no exercício de 2019. Já o pedido para que a comissão avalie a Política de Defesa Cibernética, delegada ao Exército Brasileiro pela Estratégia Nacional de Defesa, foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Audiência

O último requerimento, de autoria de Jaques Wagner, solicita audiência pública sobre a crise na gestão da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex). O senador quer saber porque, em menos de três meses, a instituição já teve dois presidentes exonerados e os efeitos disso sobre a promoção do comércio exterior brasileiro.

A reunião da CRE acontecerá na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)