CDR vai analisar os estudos geológicos feitos em Roraima

Da Redação | 08/05/2019, 13h03

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai realizar, na próxima quinta-feira (9), audiência pública com o objetivo de debater os estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no estado de Roraima.

A reunião, solicitada pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR), espera contar com a participação dos membros da CPRM, o diretor-presidente, Esteves Colnago; o diretor de Geologia e Recursos Minerais, José Leonardo Andriotti; e o pesquisador em Geociências, Antônio Charles Oliveira.

Em sua justificativa, o senador destaca as riquezas minerais do estado de Roraima e a importância do conhecimento geológico da região para o desenvolvimento do estado e do Brasil.

“Sabemos que os levantamentos geológicos desenvolvidos pela CPRM correspondem a uma atividade estratégica que são úteis à descoberta e ao gerenciamento dos recursos minerais. Estamos buscando o conhecimento nessa área para fomentar as pesquisas sobre as nossas riquezas. É preciso incluir a pesquisa mineral na pauta do Senado”, justifica Chico Rodrigues.

O parlamentar lembra também a importância da preservação ambiental e da delimitação de terras indígenas em Roraima, mas acredita que, por meio de uma legislação equilibrada, a exploração das riquezas minerais presentes na região será importante para a economia do país.

“Coincidentemente, a maior parte dessas ocorrências está em áreas indígenas, áreas demarcadas. Sabemos da importância da manutenção da cultura, dos usos, dos costumes, das comunidades indígenas. Não queremos polemizar em relação à demarcação de áreas contínuas, agora eu acho que é necessária a exploração racional, obedecendo e respeitando o meio ambiente, mas não podemos deixar essas áreas riquíssimas”, justifica o senador.

A audiência acontecerá às 10h na sala 13 da Ala Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)