Presidente do Senado defende pauta municipalista em evento no Piauí

Da Redação | 07/05/2019, 11h04

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou, nesta segunda-feira (6), do 2º Congresso das Cidades do Piauí. O evento, que acontece até 8 de maio, tem o objetivo de reunir os gestores dos 224 municípios piauienses para debaterem os temas que cercam a administração pública.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o governador do Piauí, Wellington Dias; e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também estiveram na cerimônia de abertura do congresso.

Durante o encontro, o presidente do Senado defendeu que iniciativas como essa promovem a troca de experiências e a reflexão sobre os desafios das cidades, impulsionando a gestão municipal e fortalecendo a nossa federação. Davi lembrou que foi secretário municipal de Obras Públicas e Serviços Públicos de Macapá, em 2009, e enfatizou que compartilha das preocupações dos gestores locais.

— Sou um municipalista convicto. Sempre defendi a bandeira dos municípios. Garanto às senhoras e aos senhores aqui presentes, como garanti durante a Marcha dos Prefeitos, realizada mês passado, em Brasília, que o Senado não irá se abster de sua responsabilidade enquanto Casa da Federação — disse o senador, que se comprometeu a comandar uma pauta de votações em favor dos municípios.

O presidente do Senado lidera a reformulação do pacto federativo com o objetivo de conduzir, no Parlamento, a aprovação de medidas que permitam aos estados e municípios o equilíbrio das contas públicas. Na próxima quarta-feira (8), Davi receberá os 27 governadores, em Brasília, para definirem propostas do novo pacto. Os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da Câmara, Rodrigo Maia, confirmaram presença.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)