Zequinha Marinho acusa a empresa Centrais Elétricas do Pará de práticas abusivas contra os consumidores

Da Rádio Senado | 24/04/2019, 18h40

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) aplaudiu nesta quarta-feira (24) em Plenário a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Consumidor de Energia Elétrica da Região Norte. Para o senador, a frente parlamentar vai contribuir para coibir práticas abusivas por parte das Centrais Elétricas do Pará (Celpa).

O senador afirmou que as centrais cobram preços elevados pela energia elétrica e exigem que todos os consumidores desembolsem dinheiro para cobrir o prejuízo da companhia por causa dos chamados "gatos".

Segundo Zequinha Marinho, uma força-tarefa dos ministérios públicos federal e estadual e das defensorias públicas estadual e da União já ajuizou ação para pedir uma indenização aos consumidores a ser paga pela Celpa.

— A força-tarefa solicita 20 milhões em indenizações por danos e busca a suspensão imediata da prática abusiva da Celpa. De acordo com o procurador do Ministério Público Federal, Bruno Valente, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] também é ré em dois processos, junto com a Celpa, pelo fato de autorizar as cobranças consideradas indevidas — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)