Representantes de órgãos públicos conhecem modelo de visitação do Congresso

Da Comunicação Interna | 24/04/2019, 09h45

Representantes de órgãos federais, do Distrito Federal e da Embaixada da Itália estiveram presentes no Senado, nesta segunda-feira (21), para conhecer o funcionamento da visitação do Congresso Nacional.

O encontro faz parte das ações do grupo de Visitação Institucional Integrada de Brasília, o Viibra, que reúne órgãos públicos federais e do Distrito Federal para estimular o turismo cívico na capital. Dentre os objetivos do evento, está o levantamento de ideias para melhor atender a demanda de turismo cívico no Distrito Federal.

A Coordenação de Visitação Institucional (Covisita) do Senado e a Coordenação de Participação Popular da Câmara dos Deputados receberam representantes do Centro Cultural Três Poderes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, do Itamaraty e da embaixada da Itália. Com exceção da embaixada, todos os órgãos compõem o Viibra.

Segundo Tadeu Sposito, coordenador da Visitação, essa foi a primeira iniciativa de retomada do Viibra. Integrantes do grupo também visitarão os demais órgãos para que todos conheçam a estrutura, os sistemas utilizados, as estratégias e as soluções tecnológicas de cada instituição para receber turistas.

— Queremos integrar os órgãos que promovem o turismo cívico em benefício do visitante. Primeiro, nivelando as informações sobre as visitas. Depois, com estratégicas conjuntas — disse Tadeu.

A visitação ao Congresso é uma parceria entre Senado e Câmara. O programa prevê visitas guiadas, todos os dias, aos principais espaços das duas Casas, inclusive em libras, inglês, francês e espanhol. De acordo com Tadeu, o Congresso recebe a cada ano uma média de 150 mil visitantes. Somente em janeiro deste ano, foram 20 mil. Não são apenas os brasileiros que querem conhecer o Congresso, visitantes de 100 nacionalidades já passaram pelas duas Casas do Legislativo, disse o coordenador.

Informações e agendamento sobre a Visitação ao Congresso Nacional podem ser obtidos aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)