Davi Alcolumbre recebe o comandante da Marinha

Da Redação | 23/04/2019, 15h07

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu nesta terça-feira (23) o comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Júnior. Eles trataram de assuntos relacionados à importância da Marinha no desenvolvimento nacional e sobre a instalação, em maio, da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante. O grupo reunirá deputados e senadores que desejam contribuir com as atividades do setor náutico civil brasileiro.

Segundo o presidente do Senado, com a frente parlamentar, o Congresso Nacional reforçará sua contribuição para o desenvolvimento da Marinha brasileira. O comandante acrescentou que o grupo promoverá debates relativos a terminais, portos marítimos e aquaviários e hidrovias.

— As iniciativas exigem planejamento e políticas sólidas. Então a nossa presença aqui é contribuir, no que cabe à Marinha do Brasil, para o desenvolvimento nacional — afirmou o almirante.

Ilques Barbosa informou a Davi que está em fase de elaboração um estudo técnico para permitir o aumento do calado dos navios que aportam nos terminais do Amapá, por meio da lama fluida, técnica de navegabilidade.

— Cada centímetro a mais de calado para os navios significa maior quantidade de carga transportada — explicou.

O comandante também informou que a Marinha vai realizar um workshop sobre o tema, nos dias 18 e 19 de julho, em Macapá. Ele argumentou que a mudança nos navios interfere na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção ambiental. A questão também é importante para o desenvolvimento do Arco Norte brasileiro, que inclui todo o transporte do agronegócio da região, avaliou.

— Entre os muitos assuntos tratados com o presidente do Senado, [está] a importância da Marinha Mercante e todas as atividades correlatas, o que inclui o Porto de Macapá, área do Amapá, onde estamos estudando a programática da lama fluida, que pode permitir o aumento do calado dos navios que entram nos portos e terminais daquela região. Isso significa desenvolvimento, significa bem-estar para a nossa população — disse o comandante.

Calado é a altura da parte do casco do navio que permanece submersa. Barbosa informou que a Marinha está estudando a questão do ponto de vista técnico e científico e isso exige a participação do Poder Executivo e também da iniciativa privada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)