Reguffe pede CPI dos Tribunais Superiores e análise de impeachment de juiz do STF

Da Rádio Senado | 16/04/2019, 18h08

Nesta terça-feira (16), o senador Reguffe (Sem partido-DF) criticou no Plenário a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de expedir mandado de busca e apreensão na residência de pessoas que criticaram o Supremo nas redes sociais.

Para ele, esse fato, associado à “censura” ao site O Antagonista e à revista Crusoé, mostra que “alguns integrantes do tribunal perderam, de vez, o senso”.

Reguffe aproveitou para reforçar o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores e a análise dos pedidos de impeachment contra ministros do STF.

O senador ainda defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 52/2015) que altera a forma de escolha de ministro dos tribunais superiores. Reguffe é um dos autores da proposta que determina que os postulantes a ministro passem por concurso público de provas e títulos e cumpram mandato de cinco anos.

— Quando a pessoa fica muito tempo num cargo começa a se achar proprietária dele. É importante dar chance a outras pessoas, renovar, oxigenar o sistema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)