Kajuru entra com habeas corpus para evitar censura a veículos de imprensa

Da Rádio Senado | 16/04/2019, 16h04

Em seu pronunciamento na tarde desta terça-feira (16), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que impetrou habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para trancar o inquérito contra o site O Antagonista e a revista Crusoé.

— Espero sinceramente que o Plenário do Supremo Tribunal Federal entenda que o interesse público sempre deve estar um degrau acima dos direitos individuais.

Além disso, o senador quer garantir a liberdade de expressão desses veículos de comunicação para publicar notícia com denúncia contra o presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Para Jorge Kajuru, a decisão do ministro Alexandre de Moraes de tirar do ar a notícia contrária a Dias Toffoli fragiliza a democracia e fere a liberdade de imprensa.

— O argumento de defender as instituições democráticas, ao censurar o site O Antagonista e a revista Crusoé, o Supremo Tribunal Federal, na pessoa de seu presidente, do seu integrante, Alexandre de Moraes, fez justamente o contrário: fragilizou a democracia e vilipendiou os direitos constitucionais mais caros ao povo brasileiro — avaliou Kajuru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)