Confúcio Moura cobra descentralização da reforma agrária

Da Rádio Senado | 16/04/2019, 16h13

Para facilitar o processo de reforma agrária no país, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), em seu pronunciamento realizado nesta terça-feira no Plenário, cobrou do governo federal a descentralizações das ações para estados e municípios.

— Não tem ninguém no mundo melhor do que o prefeito, melhor do que o governador, para poder dizer quais as famílias que, realmente, precisam de terra, quais são as áreas, as fazendas disponibilizadas no mercado, áreas de fácil acesso, áreas que já tenham escola, áreas próximas da cidade, do centro urbano. São muito importantes essas parcerias dos estados e dos municípios na aquisição dessas terras para o crédito fundiário.

Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu o fortalecimento do crédito fundiário, que na sua opinião é uma “experiência maravilhosa” pois proporciona às famílias a possibilidade de adquirir, a longo prazo e juros baixos, a propriedade onde desejar.

Para ele, está esgotado o modelo das décadas de 1970 e 1980, em que famílias do Sul foram estimuladas pelos governos da época a ocupar terras no Norte e Centro-Oeste do país, sem acesso a serviços, como saúde e educação, e sem infraestrutura adequada.

O senador lembrou que, agora, é importante que as famílias assentadas morem em propriedades próximas a cidades, para que os filhos possam estudar e trabalhar na terra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)