Paulo Rocha destaca obra que aumentará fiscalização na região do Marajó

Da Redação | 11/04/2019, 15h04

O senador Paulo Rocha (PT-PA) destacou nesta quinta-feira (11), em pronunciamento no Plenário, a importância da implantação de uma plataforma flutuante de segurança que vai atender a região do Arquipélago do Marajó (PA), situado na foz dos rios Amazonas e Pará, num total de 16 municípios, onde existem aproximadamente 2,5 mil ilhas. Ele informou que a embarcação deverá abrigar órgãos de fiscalização: Receita Federal, Ibama, Polícia Militar, Polícia Federal e a Marinha, que fiscaliza a navegação.

A obra é uma reivindicação do Movimento Todos na Mesma Canoa, que conta com o apoio do senador. A proposta surgiu de seminário realizados com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas da região, com a participação de representantes de todo o estado, nos âmbitos federal, estadual e municipal, além da Marinha, Polícia Militar e Polícia Civil.

Paulo Rocha contou que sugeriu ao governador do Pará, Hélder Barbalho, para iniciar a primeira etapa desse projeto e a bancada federal no Congresso concordou em alocar recursos.

— Assim, aprovamos recursos de R$ 26 milhões para serem executados pela Secretaria de Segurança Pública do estado. Já tivemos audiência com o secretário, com o comandante da Marinha e com o superintendente da Receita Federal. Está num processo de implantação que, com certeza, vai ser a solução para a gente poder impedir esse tráfico, essa situação em que vive o nosso estado, que, como consequência, traz o problema da insegurança nas grandes cidades, proveniente das drogas. Ali há o tráfico de drogas, tráfico das mercadorias, tráfico humano, enfim.

Paulo Rocha ainda observou que, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a região foi contemplada com escolas, creches, unidades de saúde, crédito para os pequenos agricultores, seguro-defeso para os pescadores e o Programa Luz Para Todos. E, segundo ele, na atual gestão essas políticas estão sofrendo interrupções e recuos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)