Zenaide Maia se manifesta contra venda do patrimônio nacional

Da Rádio Senado | 10/04/2019, 17h58

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) conclamou nesta quarta-feira (10) o Congresso Nacional a ficar atento às parcerias que o governo firma com outros países envolvendo o patrimônio nacional.

Para a senadora, muitos desses acordos são prejudiciais ao país. Ela mencionou a venda da Embraer para a Boeing; a exploração do petróleo do pré-sal por multinacionais que serão beneficiadas com a isenção de impostos por 25 anos; e o possível controle total de companhias aéreas brasileiras pelo capital estrangeiro.

— O que chama a atenção, por exemplo, é que a venda da Embraer foi US$ 4,5 bilhões. E (...) a venda do Copacabana Palace Hotel, aquela rede foi vendida por US$ 3,27 bilhões. Aí a gente vê quão pequena, por quanto estão comprando o nosso patrimônio, por tão pouco, gente. Basta comparar. Não é dizer que uma rede de hotéis não é tanto, mas, se comparar uma companhia (...) uma empresa de 50 anos, que tem tecnologia, que foi quem avançou isso tudo, ser vendida quase que pelo mesmo preço... — afirmou a senadora.

Zenaide Maia criticou também a operação de venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária da Petrobras, para um grupo francês, sem qualquer manifestação do Congresso. Ela observou que a venda depende de aprovação de órgãos de governança da Petrobras e de defesa da concorrência, mas pode render U$ 8,6 bilhões, valor equivalente ao lucro bruto que a empresa teve em apenas dois anos, de 2016 e 2017.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)