Telmário defende instalação da CPI dos Tribunais Superiores

Da Rádio Senado | 10/04/2019, 16h18

O senador Telmário Mota (Pros-RR) defendeu nesta quarta-feira (10) em Plenário a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores. Para ele, somente com a CPI será capaz de descobrir o motivo de a justiça ser eficiente para punir os mais humildes e lenta para julgar os poderosos.

Mesmo reconhecendo que há muitos servidores do Judiciário que trabalham honestamente, o parlamentar acredita que há um pequeno grupo que preserva algumas autoridades.

Ele citou o caso do ex-senador Romero Jucá que, segundo Telmário, foi denunciado 37 vezes no Supremo Tribunal Federal (STF) desde que foi eleito senador, em 1995.

— Dessas denúncias, 17 se transformaram em inquéritos. Dos 17 inquéritos, nove se transformaram em ações. E das nove ações, três foram arquivadas e seis tramitam no STF. Há ainda cinco inquéritos que não foram transformados em ação. Como explicar para a população que uma ação contra um senador pode passar 14 anos para ser analisada de modo terminal no STF? — afirmou.

O pedido de criação da CPI dos Tribunais Superiores foi discutido nesta quarta-feira na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ao ser analisado o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que sugere arquivamento do texto. O parecer aprovado na comissão, contrário à instalação da CPI, será votado em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)