Humberto Costa critica ações do Executivo nos 100 dias de governo de Bolsonaro

Da Rádio Senado | 10/04/2019, 16h20

Ao avaliar os 100 primeiros dias do governo do presidente Jair Bolsonaro, o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o que mais se viu nesse período foram disputas internas, brigas ideológicas pouco profundas, falta de articulação com o Congresso Nacional, recuo de decisões anteriormente tomadas e dois ministros exonerados.

Ele citou ainda escândalos de financiamento de campanhas eleitorais envolvendo autoridades do governo e criticou a política externa brasileira, por se submeter aos interesses do governo dos Estados Unidos, em prejuízo do Brasil.

Humberto Costa também criticou o pacote anticrime encaminhado ao Congresso pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

— O que tem acontecido é a divulgação de decisões que vão não para reduzir a violência, mas para aumentar o quadro de insegurança do nosso país, como a liberação da posse de armas por meio de um decreto e esse pacote anticrime midiático, que dá a licença para matar — como neste caso concreto que aconteceu no último domingo, no Rio de Janeiro —, que não tem nada de concreto e prático — disse o senador, referindo-se ao assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, atacado por militares com tiros de fuzil.

O senador apontou ainda o desmonte das políticas sociais e de direitos humanos; a falta de médicos em municípios anteriormente atendidos pelo Programa Mais Médicos e a liberação de comercialização de agrotóxicos proibidos mundo afora.

— Período marcado por uma cruzada medieval contra inimigos inexistentes, cortina de fumaça para tirar o foco da população da incompetência. Não à toa, é o governo mais rejeitado da história, rejeitado inclusive por quase metade dos que votaram nele nas eleições de 2018. Os 100 dias sem trabalho, sem nada a apresentar — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)