Senado fará sessões em homenagem aos povos indígenas e aos 30 anos de Palmas

Da Redação | 09/04/2019, 20h21

Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (9), os senadores aprovaram em Plenário requerimentos que pedem a realização de sessões especiais de homenagem.

Foi aprovada, para 20 de maio, às 10h, uma sessão especial para comemorar os 30 anos da cidade de Palmas, capital do Tocantins. O autor do pedido foi o senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Também foi aprovado o pedido do senador Telmário Mota (Pros-RR) para que o Plenário realize sessão especial em homenagem aos povos indígenas. A data do evento ainda será definida. O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril.

— É uma sessão especial para a gente debater as causas indígenas. Eles estarão aqui do dia 24 ao dia 26 [de abril]. E a gente pede que, nesse período, seja aberta essa sessão especial, para que aqui, nesta Casa, a gente possa debater a questão das demarcações, as questões da saúde e outros direitos que estão sendo cerceados dos povos indígenas — disse Telmário.

As sessões especiais são tradicionais no Senado. Em 22 de abril, às 10h, já está agendada sessão para homenagear os 59 anos de Brasília. Para o dia 26 de abril, às 9h, está marcada sessão especial para comemorar os 54 anos da Rede Globo de Televisão. Há ainda outros eventos marcados até o final do ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)