Lasier comemora manifestações a favor da Lava Jato e pede CPI dos Tribunais

Da Rádio Senado | 09/04/2019, 18h05

O senador Lasier Martins (Pode-RS) comemorou, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (9), a realização de manifestações populares, no último final de semana, em diversas capitais e cidades do interior, em favor da continuidade da operação Lava Jato.

Segundo ele, quem saiu às ruas também pediu que o Senado crie a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores e a abertura de processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Lasier lembrou que a própria Constituição confere ao Senado a competência para processar e julgar os ministros da Corte por crime de responsabilidade.

Para o senador, o argumento de alguns parlamentares de que não é oportuno enfrentar essa questão no momento que o Congresso analisa a reforma da Previdência não se justifica.

— Nós não estamos aqui para prematuramente ou precipitadamente pré-julgar um ministro do STF. Nós estamos aqui para cumprir o requerimento de um ou mais cidadãos, porque inúmeros são os pedidos de impeachment engavetados, para que se saiba se há procedência ou não nas acusações. É uma obrigação da qual nós não devemos nos furtar — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)