Desabamento de ponte no Pará é resultado de descaso com transporte hidroviário, diz Paulo Rocha

Da Rádio Senado | 09/04/2019, 18h00

O senador Paulo Rocha (PT-PA) afirmou nesta terça-feira (9) em Plenário que o desabamento de uma ponte sobre o Rio Moju (PA), após a colisão de uma balsa em um dos seus pilares, revela o descaso dos governos em relação ao transporte hidroviário na Amazônia. O acidente ocorreu no último sábado (6), e segundo testemunhas, dois carros caíram no rio no momento do desastre.

O senador informou que, pela estrada e também pelo rio, são escoados produtos como o dendê, grãos e até minérios. Na sua avaliação, o acidente resultará em prejuízos para a economia do Pará. Ele cobrou a inclusão dessa pauta nas prioridades dos governos.

Espero que tanto a destruição do pilar da ponte sobre o Rio Moju quanto a destruição de um trecho da rodovia Belém-Brasília possam servir para inclusão na pauta, tanto do governo federal quanto dos governos locais, investimentos, além de financiamento para as embarcações de transporte coletivo em torno das grandes cidades da região amazônicacobrou.

Paulo Rocha destacou a relevância da Amazônia para o país e pediu ações que garantam sua proteção. Para ele, a região é fruto de cobiça internacional e suas riquezas precisam estar incluídas no plano de desenvolvimento nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)