CPI ouve nesta quinta ex-diretor de ferrosos e carvão da Vale

Da Redação | 09/04/2019, 21h02

A CPI de Brumadinho ouve nesta quinta-feira (11) o diretor-executivo de ferrosos e carvão da Vale, Gerd Peter Poppinga. Ele é um dos dirigentes cujo afastamento da empresa foi pedido pelo Ministério Público Federal após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 25 de janeiro. Poppinga acabou se afastando da Vale no início de março.

A CPI foi criada para apurar as causas da ruptura da barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale em Brumadinho. A estrutura entrou em colapso e matou mais de 300 pessoas. De acordo com a contagem oficial, foram identificados até agora 224 mortos, sendo que 69 ainda estão desaparecidas. 395 foram resgatadas durante as operações de socorro. Além disso, a lama tóxico destruiu o Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.

A comissão já ouviu o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman, gerentes da empresa e os engenheiros que atuaram no monitoramento da estabilidade da barragem. Para a presidente da CPI, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), o depoimento do diretor será “muito importante” para a comissão.

A reunião está marcada para 9h, na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)