Styvenson defende projeto que permite saque do FGTS para educação e saúde

Da Redação | 05/04/2019, 13h19

O senador Styvenson Valentim (Pode-RN) contestou nesta sexta-feira (5) publicação de revista que, segundo ele, equivocou-se ao ligar um projeto de lei de autoria dele (PL 1.540/2019) a um possível “lobby” a favor das universidades particulares, do setor da indústria e do empresarial.

O senador criticou a publicação e a definiu como fake news, esclarecendo que a proposição apresentada, que busca permitir o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de curso de nível superior e de cirurgias essenciais à saúde, propõe um mecanismo que assegura ao trabalhador o direito à vida e a uma educação de qualidade.

—  Por isso estou ocupando esta tribuna, para falar dessa percepção errônea jornalística, que não feriu a mim e nem ao meu projeto, mas sim centenas, milhares de brasileiros, de pessoas que querem ter uma educação, que buscam uma melhoria de vida através da educação superior, que muitas vezes são as pessoas de baixa renda, que têm que se utilizar de um Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], de um financiamento, de um ProUni [Programa Universidade para Todos].

Styvenson afirmou que não permitiu qualquer influência externa na elaboração do projeto e que a única motivação para ampliar as opções de saque do FGTS foi a necessidade de o trabalhador ter mais acesso a educação e saúde. Para ele, a iniciativa não exclui a responsabilidade da sociedade e, principalmente, dos congressistas, de exigir melhorias no serviço público, assim como maiores investimentos e boa gestão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)