Criação de Grupo Parlamentar Brasil-Reino Unido é aprovada na CRE e vai a Plenário

Da Redação | 04/04/2019, 14h00

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (4) a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Reino Unido. A proposta, contida no Projeto de Resolução (PRS) 4/2019, do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O texto segue para análise do Plenário.

Entre os objetivos específicos da formação do grupo parlamentar, estão a realização de visitas parlamentares, congressos, seminários e simpósios; a permuta periódica de publicações e trabalhos sobre matéria legislativa; e o intercâmbio de experiências parlamentares.

Na justificativa do projeto, Pacheco salienta a relevância da monarquia constitucional do Reino Unido no cenário político.

“O Reino Unido se notabiliza por sua democracia parlamentar. Ademais, é reconhecido como berço da Revolução Industrial e se mantém entre as maiores economias do mundo”, observa ele.

Em relatório favorável, o senador Jaques Wagner (PT-BA) avalia que, quanto ao mérito, a proposta é adequada aos objetivos da atuação congressual, uma vez que a constituição do grupo parlamentar deverá propiciar as condições para a aproximação do Parlamento brasileiro com o Parlamento britânico.

Audiência

Os parlamentares aprovaram também a realização de uma audiência pública para debater os objetivos comuns de Brasil, Argentina, Paraguai e Chile em relação à Rota Bioceânica, corredor rodoviário ligando Mato Grosso do Sul ao Chile. O autor do requerimento é Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da CRE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)