Telmário Mota anuncia encontro com ministro das Relações Exteriores da Venezuela

Da Redação | 03/04/2019, 17h26

Presidente da Subcomissão Temporária sobre a Venezuela, o senador Telmário Mota (Pros-RR) registrou nesta quarta-feira (3), em Plenário, que o colegiado se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza. Na sua avaliação, a confirmação do encontro pode ser entendida como uma tentativa inicial de se restabelecer relações comerciais, sociais e culturais entre a Venezuela e o Brasil. E, mais especificamente, com o estado de Roraima.

De acordo com Telmário, a previsão é de que o encontro ocorra na próxima semana, com possibilidade de contar até mesmo com a presença do presidente Nicolás Maduro. O senador disse esperar que esse primeiro contato traga resultados concretos como um avanço para a solução do fornecimento de energia elétrica para Roraima.

— Então o sentimento das autoridades venezuelanas é de manter essa paz, manter essa relação com o Brasil, mas que esse encontro traga realmente o resultado esperado, da abertura da fronteira. E, consequentemente, do fornecimento da energia para o estado de Roraima. Porque 80% da energia do estado de Roraima vêm da Venezuela — disse Telmário, ressaltando que o comércio com o país vizinho representa 53% das exportações de Roraima.

De acordo com o senador, o transporte de mercadorias de Roraima para a Venezuela já começa a se normalizar.

Mercosul

Telmário manifestou também preocupação com o enfraquecimento do Mercosul. Para ele, ao não priorizar a relação com os países vizinhos, o Brasil corre o risco de ver aumentar o desemprego, já que 84% das exportações para o Mercosul são de produtos industriais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)