Humberto classifica atual política externa de ‘hiperideologizada’

Da Rádio Senado | 03/04/2019, 15h05

Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (3), o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), classificou de ‘hiperideologizada’ a política externa do governo de Jair Bolsonaro. Segundo ele, o atual governo deixou de lado a tradição e o pragmatismo da diplomacia brasileira e aliou-se aos interesses dos Estados Unidos, ao que ele chamou de ‘feroz anticomunismo’.

Humberto Costa ainda criticou a decisão de criar, durante visita a Israel, um escritório comercial em Jerusalém. Isso significa, na opinião do senador, tomar lado em uma disputa geopolítica sensível, que não convém aos interesses brasileiros.

— Um governo medieval, que anunciou medidas e diretrizes que têm potencial de afetar 70% da pauta exportadora do país, de nos alienar da comunidade internacional, de reduzir consideravelmente nosso protagonismo mundial e de comprometer, talvez de forma definitiva, a nossa soberania — lamentou.

Humberto Costa ainda criticou o governo por não priorizar a integração regional, ao lembrar que o Mercado Comum do Sul (Mercosul), por exemplo, é um mercado cativo para os produtos manufaturados, com pouca capacidade de competição em outras regiões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)