Flávio Arns ressalta importância da conscientização sobre autismo

Da Redação | 02/04/2019, 19h05

O senador Flávio Arns (Rede-PR) afirmou que a data de hoje, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, é importante para que a sociedade reflita sobre o assunto. Trata-se, de acordo com o parlamentar, de assegurar direitos humanos e oportunidades para a pessoa com autismo.  A diversidade, acrescentou Flávio Arns, deve ser respeitada.

— E as pessoas, então, começam a se perguntar o que é o autismo, o que que é o espectro de autismo, como é que a gente diagnostica, que tipo de escola que a pessoa pode ter, vai na escola comum, não vai, quais as habilidades que essa pessoa têm, como é que é a identificação de necessidades da saúde, do trabalho, que apoio que a família que tenha filhos ou parentes com autismo precisa ter, que tipo de oportunidades que devem ser dadas na sociedade — explicou.

Flávio Arns foi o autor do projeto que deu origem à lei que instituiu a data (Lei 13.652/2008). O Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo é lembrado desde então com a iluminação azul em diversos monumentos espalhados pelo Brasil e em todo o mundo, já que a data é a mesma instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)