Nova bancada brasileira firma compromissos no Parlasul

Da Redação | 01/04/2019, 17h32

Nesta segunda-feira (1º), uma nova delegação de 19 parlamentares brasileiros passou a integrar o Parlasul, o Parlamento do Mercosul. A renovação da representação brasileira ocorreu por conta das eleições do ano passado, que escolheu novos deputados federais e senadores. O Parlasul é formado por parlamentares de Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.

Nessa primeira sessão, na sede do Parlasul, em Montevidéu (Uruguai), os brasileiros firmaram os seus compromissos com a instituição. O senador Telmário Mota (Pros-RR), que integrou a Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros, Comerciais, Fiscais e Monetários, reforçou a importância da participação no encontro.

— Estamos aqui, independentemente de qual seja o viés político de cada parlamentar, para definir os principais temas da política externa, a fim do fortalecimento econômico, comercial e institucional dos países que representamos — afirmou.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), que também tomou posse no Parlasul, destacou que o órgão é "um importante fórum de debate e articulação para fortalecer a integração entre os países da América do Sul".

— Nosso objetivo é reafirmar princípios e valores imprescindíveis para todas as nações aqui representadas, como os direitos humanos, a democracia e a busca por soluções pacíficas e negociadas para os conflitos na região — ressaltou.

Os parlamentares votaram a criação de uma subcomissão para tratar de questões de gênero, equidade e diversidade dentro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlasul. A proposta original era a de criar uma nova comissão especial sobre o assunto. Mas com uma negociação entre o deputados Celso Russomano (PRB-SP), a deputada argentina Lilia Puig, relatora da matéria, e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), foi acertada a criação da subcomissão.

— Teremos, enfim, uma subcomissão tratando no âmbito da Comissão de Direitos Humanos desse tema específico. Talvez daqui a algum tempo tenhamos a necessidade de rever essa decisão e criarmos a comissão especial. Mas o maior importante é que tenhamos iniciativas que não fechem os olhos diante do abandono de direitos que vivem as mulheres no mundo, no nosso continente e nos nossos países — disse Maria do Rosário.

Unila

Foi aprovada ainda uma moção para que o Brasil reafirme seus compromissos com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná. A deputada argentina Cecilia Britto lembrou que, em 2017, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) chegou a apresentar emenda a uma medida provisória (a matéria transformou-se na Lei 13.530, de 2017) no sentido de transformar a Unila em Universidade Federal do Oeste do Paraná. O Parlasul também aprovou uma recomendação para que o Mercosul trabalhe para o fim das taxas de roaming nas ligações para celulares dentro do bloco.

Com informações da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)