Luta da mulher é de toda a sociedade brasileira, defende Kajuru

Da Redação | 29/03/2019, 13h11

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, nesta sexta-feira (29), que o mês de março foi marcado por notícias e discussões sobre a violência contra a mulher e ressaltou a necessidade do aumento da representação feminina na política. Para ele, não é apenas um problema de quantidade ou de proporção: “A questão é política, é de representação”.

— Historicamente, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de voto em 1932. Paradoxalmente no Brasil, as mulheres compõem a maior parte do eleitorado, 52%, mas têm apenas 15% de representatividade política. Essa baixa proporção faz o Brasil ocupar a 156ª colocação num ranking de 190 países. Absurdo, não? — questionou.

O parlamentar pontuou argumentos em favor da mulher. Segundo ele, as mulheres tendem a enfatizar e a lutar mais por justiça social e legitimidade democrática, pública e política. Também usam mais adequadamente os recursos disponíveis, tendem a exercer o poder de modo mais compartilhado e dão mais ênfase às políticas sociais em geral e às políticas para mulheres e crianças, em particular.

— As questões que levantei não são questões apenas de mulher, como diriam alguns. Não é uma questão de gênero. É questão para todos nós, líderes políticos e cidadãos de nossa Pátria amada. A luta da mulher é uma luta de toda a sociedade brasileira — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)