Izalci destaca necessidade de maior debate sobre reforma da Previdência

Da Redação | 29/03/2019, 12h13

Na manhã desta sexta-feira (29), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu que haja um amplo debate sobre a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal, para que questões sejam esclarecidas à população. Na sua opinião, há um consenso na sociedade sobre a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, mas nenhum segmento quer abrir mão de benefícios.

Como exemplo de questões que devem ser discutidas, Izalci citou o cálculo atuarial dos fundos de pensão privados, como a Previ, dos servidores do Banco do Brasil. Segundo ele, há alguns anos os custos das mensalidades da Previdência eram pagos com os lucros dos investimentos dos fundos. Por isso, o senador concluiu que “o sistema, com uma boa gestão, sem interferência política, sem corrupção, é um sistema viável”.

— Acho que o que a população precisa entender é que temos que fazer a reforma. Como vamos fazer é o que temos que debater ao máximo. Precisamos, realmente, ter todos os elementos.

Izalci fez um breve relato de sua agenda parlamentar da semana, destacando a reunião que teve no Ministério da Economia para debater o projeto que transfere a Junta Comercial do Distrito Federal da União, que hoje a administra, para o DF. O Distrito Federal é o único ente em que a Junta é ligada à União. Izalci é o relator da comissão especial que analisa a mudança, detalhada na MPV 861/2018. Outro assunto tratado na reunião foi a MPV 862/2018, que trata da criação da Região Metropolitana do DF.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)