Comemorar golpe de 64 é desrespeitoso, afirma Veneziano

Da Rádio Senado | 27/03/2019, 18h33

A decisão do presidente Jair Bolsonaro de determinar às Forças Armadas a comemoração do aniversário de 55 anos do golpe militar de 1964 é absurda, afirmou o senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) em Plenário, nesta quarta-feira (27). O parlamentar considera a  atitude desrespeitosa com cidadãos que sofreram com a repressão durante o período.

Para Veneziano, o presidente da República deveria promover a democracia e a união dos brasileiros em vez de comemorar um regime ditatorial que durou 20 anos. O senador sugeriu que a data seja relembrada apenas para reflexão sobre importância do regime democrático. Na opinião do parlamentar, governos ditatoriais, sendo de direita ou de esquerda, provocam traumas nas pessoas e na sociedade.

— Festejar mortes? jamais. Festejar censura? absurdamente não podemos aceitar.  O que mais me deixa incomodado é que a justificativa entre aspas seria a de que aquilo seria necessário por força de um iminente perigo de o Brasil ser tomado por um regime comunista. Ora, ora, ora, ora, vinte anos foram necessários para que impedíssemos que um regime comunista se alastrasse pelo nosso país? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)