Plínio Valério diz que aumento dos medicamentos é imoral e sacrifica os idosos

Da Redação | 26/03/2019, 17h54

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou o reajuste anual dos preços dos medicamentos. Ele afirmou nesta terça-feira (26) em Plenário que a indústria farmacêutica obteve aumentos de quase 100% em 15 anos. Ele sublinhou que os idosos são os mais sacrificados com os aumentos do preço dos remédios. De acordo com Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) o aumento este ano será de 4,46%.

— Remédio é bom negócio, como o prova a permanente expansão das redes de farmácias, cada vez mais numerosas e lucrativas. Para os brasileiros que arcam com esses gastos, são um custo igualmente crescente, com o qual muitos não podem mais conviver, com o qual muitos não podem arcar — afirmou.

O senador apontou para o peso do custo dos remédios no orçamento dos idoso. Ele mencionou estudo feito pela Faculdade Doctum, de Vitória (ES), de acordo com o qual os gastos com saúde podem chegar a 57% do orçamento familiar para idosos com renda média de R$ 5 mil, mais do que é gasto com alimentação, na faixa de 20%.

O senador explicou que, entre 2005 e 2018, os remédios tiveram reajuste correspondente a 86,99% . Somando a esse percentual o reajuste deste ano, o aumento no período poderá chegar a 90%, o que levou o gasto dos que precisam fazer uso de medicamentos a duplicar no período.

— É injusto, é imoral, e quem pode fazer alguma coisa se recusa a fazer. Compete a nós, pelo menos aqui da tribuna desta Casa, reclamar. É o que eu acabo de fazer— disse Plínio Valério.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)