Plínio critica liberação de vistos do Brasil a outros países sem contrapartidas

Da Redação | 19/03/2019, 18h14

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou em Plenário nesta terça-feira (19) a dispensa unilateral de visto para turistas da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão que queiram visitar o Brasil. Para ele, o governo brasileiro se apequenou ao publicar o decreto, na segunda-feira (18), sem negociar qualquer contrapartida a ser cumprida por esses países. O parlamentar afirmou que a dispensa do tradicional princípio da reciprocidade para esse tipo de concessão deixa o país vulnerável, inclusive, com o possível ingresso e permanência de criminosos.

— Mas existe uma segunda razão para restrições de ingresso de visitantes indesejáveis: bandidos, condenados por crimes hediondos, mafiosos, traficantes, criminosos de guerra, toda uma lista de pessoas que não são desejadas por aqui. E eu não vi em lugar nenhum e desafio alguém a me dizer que inexistam nesses países pessoas que correspondam a essa descrição. Será que nesses países todos têm conduta ilibada? Não há, nesses países, nenhum marginal, nenhum bandido, nenhum mafioso, nenhum terrorista? — questionou.

Plínio ainda comparou o tratamento dado aos brasileiros quando solicitam o visto para entrada legal nos países beneficiados pelo decreto.

— O acordo nunca é bom quando é bom só para um. Pergunte a qualquer brasileiro comum, seja ele de qual categoria for, se ele não passa vexame, se ele não tem dificuldade de conseguir seu visto e se ele não gostaria de ver isso facilitado. Portanto, o governo federal perdeu essa oportunidade, de exigir reciprocidade desses quatro países — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)