Plenário deve decidir sobre CPI dos Tribunais, afirma Kajuru

Da Redação | 18/03/2019, 15h15

A entrevista do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, concedida ao site Poder 360, na qual ele afirmou que “CPI da Lava Toga não irá para frente”, foi criticada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Em discurso nesta segunda-feira (18), o parlamentar anunciou que a decisão a respeito do arquivamento ou não da CPI dos Tribunais deve ser debatida no Plenário da Casa.

— Presidente Davi, o Senado tem um Plenário que é soberano. O senhor não é dono do Senado! Uma infelicidade brutal! O senhor não percebe que, com essa atitude, apequena este Senado, apequena a Justiça brasileira e apequena a si mesmo na condição de presidente do Congresso Nacional. Ao tentar proteger as instituições e a democracia, o senhor não as estaria cobrindo com o manto do medo.

E fez um apelo ao presidente da Casa:

— Instale a CPI da Toga, conduza-a de maneira republicana, contribua de maneira histórica para que a Justiça e o Senado estejam à altura de nossa verdadeira democracia.

O parlamentar aproveitou a ocasião para criticar também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o pagamento de pensões às mulheres maiores de 21 anos filhas de servidores federais civis. Segundo o parlamentar, o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou a revisão do benefício de mais de 19 mil pensionistas. Mesmo assim, os magistrados excluíram o benefício apenas daquelas que tenham cargo público permanente ou recebam pensão por morte de cônjuge. Nos últimos quatro anos, esse "privilégio custou R$ 6 bilhões, segundo Kajuru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)