CPI de Brumadinho apresenta plano de trabalho na próxima terça

Da Redação | 14/03/2019, 17h55

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho aprecia na próxima terça-feira (19) o plano de trabalho a ser apresentado pelo relator, senador Carlos Viana (PSD-MG). A reunião em início às 9h, na sala 3 da ala Alexandre Costa.

Instalada na última quarta (13), a CPI tem prazo regimental de 180 dias para apurar as causas do rompimento da barragem de rejeitos tóxicos da mineradora Vale na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em janeiro. O rompimento da barragem soterrou centenas de pessoas e destruiu o Rio Paraopeba. O número oficial, até o momento, é de 203 mortos e 105 desaparecidos.

A CPI de Brumadinho tem como objetivo identificar os responsáveis pelo rompimento da barragem, as falhas dos órgãos competentes e os autores dos laudos técnicos, além de apontar a adoção de providências cabíveis para evitar a ocorrências de novas tragédias.

Composta por 11 membros titulares e sete suplentes, a CPI de Brumadinho é presidida pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES), e tem como vice-presidente da comissão o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)