Congresso tem iluminação especial para ressaltar o combate ao câncer de cólon

Da Comunicação Interna | 14/03/2019, 17h27

Com o objetivo de marcar o início da campanha de conscientização sobre o câncer de cólon, o Congresso Nacional foi iluminado nas cores amarelo e lilás na parte correspondente ao Senado, e azul e verde, na parte da Câmara dos Deputados.

O pedido da iluminação especial foi feito pela presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, por ocasião da ação de conscientização Março em Cores. A iluminação ocorre entre 5 e 24 de março.

Câncer de cólon

Com o processo de desenvolvimento do Brasil, o câncer de cólon se tornou mais incidente, por estar relacionado a hábitos de vida ligados à uma má alimentação, com menos fibras e mais gordura na dieta, além do aumento do sedentarismo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é responsável por mais de 15 mil vítimas anualmente no Brasil. É o terceiro tipo mais frequente de câncer em os homens e o segundo entre as mulheres.

O câncer de cólon abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto, sendo um dos tipos de câncer mais incidentes no mundo.  A doença pode ser detectada precocemente realizando dois exames: pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente à pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso o resultado seja positivo, é recomendada a colonoscopia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Câncer Congresso Nacional Doenças