Senado e ANTT promovem fórum que incentiva igualdade entre gêneros

Da Redação | 12/03/2019, 19h24

Na manhã desta terça-feira (12) foi dado início ao Fórum Mulher em Foco, ação de qualidade de vida no trabalho promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado. Cerca de 100 pessoas prestigiaram a abertura.

Durante três dias, as servidoras da ANTT terão a oportunidade de conhecer as iniciativas do Senado em favor da igualdade de gênero e raça. As atividades incluem oficinas de ascensão profissional e saúde e a exibição do filme “Chega de Fiu-Fiu”, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão. A produção é uma iniciativa da ONG Think Olga que mapeou os pontos de metrô em que as mulheres eram assediadas no metrô de São Paulo.

Única mulher entre cinco diretores da ANTT, Elisabeth Braga disse que as servidoras perfazem 37% do corpo funcional da agência. “A tradição é de que a infraestrutura é uma área masculina”, disse. Ela lembrou estudos que estimam um prazo de 76 anos para a sociedade alcançar a igualdade de gênero e defendeu iniciativas para acelerar o processo.

Em 2017, a agência aderiu ao Programa de Pró-Equidade de Gênero e Raça e adotou medida para facilitar a vida das servidoras que têm filhos. Mães de crianças de até 7 anos têm a jornada reduzida para se dedicar à maternidade.

Iniciativas

Coordenadora da Procuradoria da Mulher, Rita Polli disse que um dos objetivos do órgão é aproximar o Legislativo dos outros poderes. Ela destacou a importância do trabalho da ANTT para as mulheres. “A violência contra a mulher é onipresente. Acontece no espaço da casa, acontece no espaço do trabalho e também no deslocamento entre eles”, disse.

Para ela, só a participação, organização e atuação conjunta das mulheres pode promover mudanças que correspondam a seus anseios. “Iniciativas legislativas como a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) ou como a Lei do Feminicídio (Lei 13.104, de 2015) não teriam nascido de uma iniciativa masculina, infelizmente”, disse.

Cultura organizacional

Roberta Viegas, presidente do Comitê Permanente de Permanente de Equidade de Gênero e Raça do Senado, falou sobre a história do órgão, criado em 2015. “A ideia é promover uma mudança na cultura organizacional do Senado, para que homens e mulheres sejam tratados com equidade e possam alcançar os objetivos que quiserem”, disse, citando a parceria com a Procuradoria da Mulher.

Segundo ela, o Comitê tem tido sucesso em promover o debate interno sobre uso do tempo, divisão do trabalho, ascensão profissional e assédio no ambiente de trabalho, onde o foco maior é a prevenção do assédio moral ou sexual.

Maria Therezinha Nunes, gestora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado, disse que as ações do Senado pela igualdade de gênero vão além dos projetos de lei. “O Senado é uma instituição que levou mais de 180 anos para ter uma diretora-geral, por razões que têm a ver com o domínio patriarcal na sociedade brasileira, que fazia a mulher precisar de autorização para entrar no mercado de trabalho”, analisou.

Segundo ela, um recenseamento em que os servidores declararam gênero e raça foi fundamental para mapear a distribuição desigual dos servidores nos cargos do Senado. “O programa tem que ser vinculado à alta cúpula, que é quem pode respaldar as nossas ações de mudança da cultura organizacional”, disse Therezinha.

Programação

Após a abertura, a gestora Maria Therezinha, a jornalista Ramíla Moura, chefe da Assessoria de Comunicação da Administração de Brasília, e a diretora da Secretaria de Relações Públicas do Senado, Maria Cristina Monteiro, promoveram a oficina "Desafios para a Ascensão Profissional de Mulheres".

Na manhã da quarta-feira (13), a coordenadora da Procuradoria da Mulher, Rita Polli, que é jornalista e fisiotereapeuta, ministra a oficina "Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida". Na tarde da quinta-feira (14), Amanda Kamanchek, uma das diretoras do filme "Chega de Fiu-fiu" acompanhará a exibição e debaterá o filme com o público, no encerramento do Fórum Mulher em Foco.

Da assessoria de imprensa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)