Luta das mulheres está longe do fim, afirma Paulo Paim

Da Redação | 27/02/2019, 16h32

As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia foi tema do pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS), nesta quarta-feira (27). Segundo o parlamentar, no próximo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, há muito mais o que reivindicar do que comemorar.

Um dos problemas, disse Paim, é a desigualdade entre as jornadas de trabalho de homens e mulheres. De acordo com o estudo Estatística de Gênero, realizado pelo IBGE, citado pelo parlamentar, uma mulher trabalha 54,4 horas por semanas, das quais 18 horas são dedicadas ao serviço doméstico. No caso dos homens, o número cai para 51,6 horas trabalhadas por semana, das quais apenas 10 horas são dedicadas a casa.

Mesmo assim, o salário das mulheres que têm ensino superior completo é 37% menor do que o de homens com formação equivalente. Nesse cenário, é preciso ainda conviver com assédios moral e sexual, que de tão comum atinge desde atletas a freiras do Vaticano, afirmou o senador.

— Estamos perto de mais um 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ao fazer um balanço das conquistas obtidas e das derrotas, não é difícil ver que essas bravas guerreiras ainda têm muito por que batalhar. A luta está longe do fim! — concluiu Paulo Paim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)